domingo, 29 de março de 2009

A EQUIPE BRAWNGP, NÃO E MAIS UMA DUVIDA? E UMA REALIDADE?


Por Gerson Campos, colunista do Yahoo! Esportes


"Rubens Gonçalves Barrichello conquistou neste domingo (1) o primeiro título mundial de Fórmula 1 de sua carreira. Depois de um ano de disputas intensas com Jenson Button, seu companheiro de equipe, o brasileiro de 37 anos, vice-campeão de 2002 e 2004 pela Ferrari atrás de Michael Schumacher, ratificou o domínio da Brawn GP durante o ano e saiu de Abu Dhabi como vencedor da prova e campeão de 2009".

Até poucos meses atrás, a notícia aí de cima seria tomada como uma bela piada de 1º de abril para sacanear os mais desatentos. Mas depois da primeira corrida do ano, não é possível deixar a Brawn, Barrichello e Button fora da briga pelo campeonato. Sim, eles já são candidatos ao título, mas a "pobre" equipe terá cacife para chegar ao fim do ano com tamanha superioridade diante da concorrência? Pense bem: são 17 etapas e oito meses de corridas. Muita coisa vai rolar.
Por mais que possa parecer um contrassenso dizer isso depois do brilhante desempenho dos carros de Ross Brawn no domingo, creio que ainda seja cedo para dizer que os dois são os principais candidatos ao título. Os outros times chegarão neles, mais cedo ou mais tarde (resta saber se não será tarde demais). Vejamos por quê.

Não é segredo para ninguém que o carro da Brawn é um foguete porque começou a ser desenvolvido sob a tutela das novas regras ainda no primeiro semestre de 2008. Como Ross sabia que a máquina do ano passado era uma tristeza, centrou fogo na deste ano (tudo ainda indicava que a Honda estaria na pista, e a crise financeira que tirou a marca da categoria ainda nem tinha dado seus primeiros sinais de vida). Com a mudança das regras que trouxe todos quase para o mesmo nível - as referências foram perdidas -, quem tivesse mais tempo de desenvolvimento se daria melhor. É o caso da Brawn. "Mas eles não ficaram parados um tempão entre dezembro e março?", perguntará você. Ficaram, mas o carro estava pronto e já era bom. E o melhor: deu a sorte de casar perfeitamente com o motor Mercedes, hoje um dos melhores do grid.

Mas a Brawn não tem a estrutura de Ferrari, McLaren e Toyota, só para citar as maiores. Mais cedo ou mais tarde, os times grandes chegarão. "Mas os testes não foram proibidos? Como eles conseguirão essa evolução sem testar?" Simples. Testa-se nas sextas e sábados de GPs. Exemplos hipotéticos: a Ferrari não poderá criar uma nova asa dianteira e testar em Fiorano e a McLaren não terá a chance de ver em Silverstone se o assoalho do carro de Hamilton ficou melhor com algumas mudanças. O que farão as duas? Em vez de apenas uma nova asa e uma nova configuração de assoalho, farão dez asas e dez configurações de assoalho testados em computadores e túneis de ventos. Na sexta da corrida, todos são testados e o que ficar melhor vai para a pista. Questão de orçamento, o ponto fraco da Brawn.

Longe de mim querer jogar um balde de água fria em cima de uma coisa tão bacana como a a chance de ver uma equipe nova, com pouca grana e gente tão motivada brigando de igual para igual com verdadeiras multinacionais sobre rodas. Mas mesmo na F-1 "pobre" de 2009, em tempos de crise e com restrições orçamentárias (esse é o discurso, mas quem garante que o os gastos já caíram?), hoje o dinheiro ainda é o combustível que movimenta o esporte a motor. Tomara que estejamos aqui de volta em 1º de novembro para dizer que esse dogma foi para o saco.

sábado, 28 de março de 2009

2009 FORMULA 1 ING AUSTRALIAN GRAND PRIX (Qualifying)GRID










*Lewis Hamilton vai partir da última posição neste domingo (28) para o GP da Austrália por ter trocado a caixa de câmbio após a sessão oficial deste sábado. De acordo com o regulamento técnico da F1 em 2009, a punição para a mudança do componente gera a perda de cinco posições no grid.

*A Toyota foi punida com a exclusão dos dois carros da classificação oficial deste sábado (28) por causa de irregularidades encontradas pelos comissários da prova durante a inspeção da FIA no parque fechado.
De acordo com o comunicado enviado à imprensa, os fiscais entenderam que os bólidos da equipe japonesa apresentaram elementos flexíveis nas asas traseiras, o que fere o regulamento técnico da F-1, mais precisamente o artigo 3.15.
Por conta da punição, Timo Glock, que havia conquistado o sexto posto, e Jarno Trulli, que estava em oitavo, perderam as posições e vão largar nas últimas colocações do grid.

2009 FORMULA 1 ING AUSTRALIAN GRAND PRIX (Qualifying)

click na imagem para ampliá-la

2009 FORMULA 1 ING AUSTRALIAN GRAND PRIX (Saturday Practice)

click na imagem para ampliá-la

sexta-feira, 27 de março de 2009

2009 FORMULA 1 ING AUSTRALIAN GRAND PRIX (Friday Practice 2)

click na imagem para ampliá-la

2009 FORMULA 1 ING AUSTRALIAN GRAND PRIX (Friday Practice 1)

click na imagem para ampliá-la

quinta-feira, 26 de março de 2009

Mudam os números


23 de março de 2009 - 16:23

blog do capelli


Na semana do GP da Austrália, a FIA finalmente enviou a versão final da lista de entrada de pilotos e equipes para 2009. Nela, algumas mudanças com relação à lista previamente divulgada.
Na Ferrari, por solicitação da equipe, Felipe Massa é confirmado como nº 3, com Kimi Raikkonen usando o 4. A mesma inversão de números na Toro Rosso: Sebastian Bourdais é o 11, com o 12 destinado ao novato Buemi.
E a mudança mais inesperada de todas veio na Brawn GP: a FIA a entendeu como uma nova equipe e não mais como uma continuação da Honda. Assim, a equipe não utilizará os 18 e 19 que já tinham inclusive pintado em seus motorhomes. Os números em questão foram destinados à Force India, ficando a ex-Honda com os 20 e 21. Ironicamente, o último número da lista foi destinado a Rubens Barrichello.

Confira abaixo a lista completa:
1. Lewis Hamilton - McLaren Mercedes
2. Heikki Kovalainen - McLaren Mercedes
3. Felipe Massa - Ferrari
4. Kimi Raikkonen - Ferrari
5. Robert Kubica - BMW Sauber
6. Nick Heidfeld - BMW Sauber
7. Fernando Alonso - Renault
8. Nelsinho Piquet - Renault
9. Jarno Trulli - Toyota
10. Timo Glock - Toyota
11. Sebastien Bourdais - Toro Rosso Ferrari
12. Sebastien Buemi - Toro Rosso Ferrari
14. Mark Webber - Red Bull Renault
15. Sebastian Vettel - Red Bull Renault
16. Nico Rosberg - Williams Toyota
17. Kazuki Nakajima - Williams Toyota
18. Adrian Sutil - Force India Mercedes
19. Giancarlo Fisichella - Force India Mercedes
20. Jenson Button - Brawn Mercedes
21. Rubens Barrichello - Brawn Mercedes

quarta-feira, 25 de março de 2009

HORARIO DO GP DA AUSTRALIA

CALENDARIO 2009

click na imagem para ampliá-la

PILOTOS DE 2009

click na imagem para ampliá-la

EQUIPES DE 2009

click na imagem para ampliá-la

terça-feira, 24 de março de 2009

sexta-feira, 20 de março de 2009

F1 TEST 2009 JEREZ 15/03/2009 - 19/03/2009

click na imagem para ampliá-la


F1 TEST 2009 JEREZ DIA 19/03/2009

F1 TEST 2009 JEREZ DIA 18/03/2009

F1 TEST 2009 JEREZ DIA 17/03/2009

F1 TEST 2009 JEREZ DIA 16/03/2009

F1 TEST 2009 JEREZ DIA 15/03/2009

VOLTANDO ATRAZ!!!!!!!


LONDRES (Reuters) - A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) disse nesta sexta-feira que pode adiar até a temporada de 2010 a implantação do controverso novo sistema que dará o título de pilotos àquele que tiver vencido o maior número de corridas.


"Se, por algum motivo, as equipes da F1 não estão de acordo com o novo sistema, a implementação poderá ser atrasada até 2010", disse a FIA em comunicado.
Em nota divulgada na sexta-feira, as equipes disseram que a entidade que controla a Fórmula 1 agiu fora das regras quando decidiu alterar o sistema de pontuação para a temporada 2009.


A FIA anunciou na terça-feira que o piloto com o maior número de provas vencidas conquistará o título, ao invés de premiar aquele com a maior pontuação.
Mas a associação das equipes de Fórmula 1 (Fota, na sigla em inglês), disse que as escuderias "concordaram por unanimidade em questionar a validade da decisão".


"É tarde demais para a FIA impor uma mudança para a temporada de 2009 sem acordo unânime de todos os competidores propriamente inscritos no campeonato 2009 da F1", disse o comunicado.


O conselho da FIA rejeitou esta semana uma proposta apresentada pela Fota para alterar a estrutura de pontuação para 12-9-7-5-4-3-2-1 dos atuais 10-8-6-5-4-3-2-1.
A Fota, no entanto, disse que as equipes estão preparadas para trabalhar com a FIA para um novo sistema de pontuação para a temporada de 2010.


A mudança nas regras foram recebidas com reações mistas. O campeão mundial Lewis Hamilton disse ter dúvidas sobre o novo sistema.


"Acho que é uma vergonha o que está acontecendo na Fórmula 1", disse o piloto britânico, de 24 anos, em comunicado.


"É difícil acreditar que as decisões recentes causarão melhorias para os espectadores nos circuitos e na TV, que devem ser sempre a nossa prioridade número um, mas creio que teremos que esperar para ver".

quinta-feira, 19 de março de 2009

VENCER OU VENCER !!!!!


Warm Up

17/03/2009 - 10:45


Piloto com maior número de triunfos ao longo do ano será coroado campeão mundial


A FIA decidiu ousar. A entidade que rege o automobilismo anunciou nesta terça-feira (17) que o Mundial de Pilotos de F-1 de 2009 será decidido pelo número de vitórias. O campeão será o corredor que chegar mais vezes em primeiro lugar ao longo das 17 etapas da temporada, conforme desejava Bernie Ecclestone. As outras posições receberão pontos conforme acontecia até o ano passado.


O anúncio da mudança acontece pouco menos de duas semanas antes do começo da temporada, que se inicia na Austrália no próximo dia 29. E é, sem dúvida nenhuma, a maior alteração já feita no sistema de pontuação da F-1. De acordo com o comunicado emitido pela FIA, "o Conselho Mundial do Esporte a Motor aceitou a proposta da Formula One Management para dar o título ao piloto que vencer mais vezes durante a temporada".

Entretanto, o "sistema olímpico" que Ecclestone tinha em mente não foi confirmado. "Se dois ou mais pilotos terminarem o ano com o mesmo número de vitórias, o título será dado ao piloto que tiver mais pontos, considerando o atual sistema de 10, 8, 6 etc. O restante da classificação, de segundo a último, continuará sendo decidida através da pontuação atual. Não haverá entrega de medalhas para os três primeiros, e o Mundial de Construtores não foi alterado."


A medida tomada pelo Conselho provocaria diversas alterações no panorama geral dos campeonatos ao longo da história da F-1. Em 2008, por exemplo, o título teria ficado com Felipe Massa, vencedor de sete GPs, e não com Lewis Hamilton, que faturou cinco vitórias.

Além da mudança na pontuação, outras alterações importantes também foram confirmadas nesta terça. A FIA anunciou também um limite de orçamento para a próxima temporada — mas que não será compulsório. Parece complicado, e é mesmo: os times que pretenderem manter a liberdade nos seus gastos podem fazê-lo, mas terão de se submeter às regras vigentes atualmente e que estão garantidas até 2012.

Por sua vez, quem se submeter ao limite orçamentário de £ 30 milhões (cerca de R$ 95 mi) por ano terá maior liberdade para mexer em detalhes técnicos, como a possibilidade de utilizar um fundo mais eficiente em termos de aerodinâmica — e padronizado para aqueles que decidirem usá-lo —, além de asas móveis e motores não sujeitos a limite de giros ou congelamento. A ideia é fazer com que novos times, dispostos a gastar menos, tenham tanta condição de brigar por vitórias quanto aqueles que escolherem gastos ilimitados.

Outras alterações foram feitas com relação aos testes: entre o final da temporada, que acontece em Abu Dhabi em novembro, e o dia 31 de dezembro de 2009, os times poderão fazer três treinos de um dia com pilotos novos, que não tenham participado de testes por mais de quatro dias nos dois anos anteriores.

As equipes também poderão realizar oito testes aerodinâmicos em linha reta ou em curvas de raio constante ao longo da temporada, incluíndo o período do Mundial. Os locais de treino precisam ser aprovados pela FIA.

Por fim, a entidade destacou também novidades que servirão para maior conhecimento do público e da imprensa sobre o que acontece ao longo das corridas. A FIA irá publicar, após cada treino de classificação, os pesos dos carros, revelando a quantidade de combustível com que cada um irá largar.

Os pneus de chuva tiveram seus nomes modificados, com as peças para precipitação normal renomeadas para "intermediárias" e as de chuva extrema "de chuva". Os pilotos também serão obrigados a conceder autógrafos em um espaço designado pelas equipes no pit-lane ao final do primeiro dia de treinos livres, e os corredores eliminados no Q1 e Q2 da classificação têm de se colocar à disposição da imprensa assim que deixarem os seus carros, bem como os pilotos que abandonarem os GPs.

A mídia também terá à sua disposição um porta-voz de cada time, além dos pilotos que não ficarem nas três primeiras posições.

sexta-feira, 13 de março de 2009

quinta-feira, 12 de março de 2009

F1 WINTER TESTING BARCELONA 10/03/2009

F1 WINTER TESTING BARCELONA 09/03/2009

RUBENS BARRICHELLO ESTA DE VOLTA!!!!!!

BrawnGP - Rubens Barrichello interview (Globo TV)

terça-feira, 10 de março de 2009

Interview with Sebastien Bourdais

Bourdais in Race Action

Bourdais in the Garage

O TORO ROSSO APRESENTA STR4 PARA A TEMPORADA 2009

click na imagem para ampliá-la

click na imagem para ampliá-la

domingo, 8 de março de 2009

Honda em site oficial se despede de fãs do time

click na imagem para ampliá-la


Uma mensagem para o nosso admiradores da Honda Automóvel de corrida F1

Trabalho de equipe gostaria dizer um enorme “thank you” para o seu unwavering apoio acima de o excitante e acontecimento anos de idade o Honda Automóvel de corrida F1 Equipe Nós devemos sempre ter alegre memórias de pódio celebrações e , certamente Jenson’s vitória em Hungria em 2006. Obrigada para divisão estes momentos connosco , quer da arquibancadas ou em casa. Honda motor desporto actividades continuará noutro categorias motorsports ) e esperamos você continua desfrutar o perseguição do sonhos esse motor desporto pode inspirar. Com nossa honesto os melhores votos ,


Honda Automóvel de corrida F1 Equipe

A BRAWNGP APRESENTA O BGP 001 PARA A TEMPORADA 2009


Warm Up

06/03/2009 - 09:39

Algumas horas depois da confirmação de que a Honda passa a ser Brawn GP, o carro da nova equipe já foi à pista em Silverstone, nesta sexta-feira (6). No shakedown do BGP 001, Jenson Button guiou o modelo pintado de branco com linhas em amarelo e preto e com um bico mais curvado e baixo do que os apresentados em 2009.Foi a primeira vez que um bólido da escuderia de Brackley entrou em ação desde o anúncio da Honda de que abandonaria a F-1. Controlada pela montadora japonesa, a última vez que a equipe participou de um teste foi em Barcelona, em novembro do ano passado.

Depois da estreia do BGP 001, agora, a Brawn GP vai se preparar para os testes coletivos de Barcelona, de segunda (9) a quinta-feira (12). Button e Rubens Barrichello, a dupla de pilotos do time, devem estar presentes nessas atividades.

click na imagem para ampliá-la

click na imagem para ampliá-la

F1 TEST 2009 JEREZ 01/03/2009 - 05/03/2009

click na imagem para ampliá-la

F1 TEST 2009 JEREZ DIA 05/03/2009

F1 TEST 2009 JEREZ DIA 04/03/2009

sábado, 7 de março de 2009

segunda-feira, 2 de março de 2009

Site britânico confirma Barrichello na Honda em 2009

02 de Março de 2009 20:51


Depois de muita especulação, o piloto brasileiro Rubens Barrichello garantiu mais uma temporada dentro de um cock-pit de Fórmula-1. De acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira pelo site britânico GPUpdate.Net, o recordista de presença em GPs assinou sua renovação com a nova Honda por mais uma temporada e permanecerá na equipe até o final de 2009.
Segundo o site, Barrichello assume o comando do carro já nesta semana, quando a nova equipe iniciará seus testes em Silverstone, na Inglaterra. Além da presença do brasileiro, a fonte afirma que o inglês Jenson Button será o piloto principal da escuderia e que os dois formarão a dupla da nova equipe no GP da Austrália, que abre a temporada da Fórmula-1 em 2009 no dia 29 de março.
A nova equipe se chamará Brawns Racing, pois o ex-dirigente da Ferrari, Ross Brawn, seria o 'comprador' e novo dono da escuderia.
Entretanto, a assessora do piloto, Fátima Paiva, não confirmou a informação, mas deixou claro que a equipe nunca deixou de manter contato com o piloto. "A Honda nunca deixou de falar conosco, sempre mantiveram um contato. Porém, o Barrichello não me passou nada e não temos nada de oficial enquanto a isso", afirmou.
Além da dupla e do nome da nova equipe, o GPUpdate.Net afirma que o motor Mercedes será utilizado pelo time de Ross Brawn.

domingo, 1 de março de 2009

F1 Force India VJM02 launch

FORCE INDIA APRESENTA O VJM02 PARA A TEMPORADA 2009

click na imagem para ampliá-la
click na imagem para ampliá-la
click na imagem para ampliá-la
click na imagem para ampliá-la