Escrito por Willian Ceolin 16 de dezembro de 2009, 10:59
Bem, parece que a FIA resolveu criar um “pacotão” de alterações nas regras da Fórmula 1. Isso revela o estilo de Jean Todt no comando da entidade.
A mudança, aliás, é boa. Se uma equipe trocar de piloto no meio da temporada, ele poderá testar o carro durante um dia antes da estreia.
Porém, há uma ressalva: o piloto deve ter estado fora da Fórmula 1 por, pelo menos, duas temporadas. Alguersuari, Grosjean e Badoer poderiam ter se beneficiado se essa regra tivesse em vigor nesse ano…
Veja outras mudanças nas regras para a próxima temporada:
Reabastecimento
Será umas das mais importantes alterações no regulamento. A partir de 2010, as equipes deveram largar com quantidade de combustível suficiente para a corrida inteira.
O ponto positivo é que os problemas de pit stops diminuirão porque os pilotos vão parar apenas para troca de pneus. Por outro lado, com carros pesados e sem potência, o início de corrida pode ficar entediante.
Pontos
A partir de 2010, o vencedor receberá 25 pontos e os dez primeiros colocados pontuarão.
25-18-15-12-10-8-6-4-2-1.
Classificação
Classificação
O modelo da Classificação continuará o mesmo. No entanto, haverá uma mudança no número de carros que passará para o Q2 e para o Q3.
Como serão 24 carros na próxima temporada, então 7 serão eliminados na primeira fase do treino e o mesmo acontecerá no Q2. Assim, o Q3 permanecerá com 10 carros na disputa.
Aerodinâmica
Apenas seis testes de aerodinâmica serão permitidos às equipes a partir da próxima temporada. Diferente dessa temporada quando cada time poderia testar oito vezes.
Porém, a federação criou a possibilidade de substituir qualquer um desses dias por quatro horas diretas de testes no Túnel de Vento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário