segunda-feira, 21 de março de 2011

AS REGRAS DO JOGO!!!

A Fórmula 1 2011 começa no dia 27 de março com o Grande Prêmio da Australia e termina em 27 de novembro, no Brasil. 62° campeonato mundial da categoria, terá a presença de 12 equipes e 24 pilotos, além de contar com a estreia do GP da Índia.

Outra mudança será a saída dos pneus Bridgestone. A italiana Pirelli assumirá o papel de nova fornecedora de pneus à F1.

Sistema de pontuação – F1 2011

1º lugar – 25 pontos
2º lugar – 18 pontos
3º lugar – 15 pontos
4º lugar – 12 pontos
5º lugar – 10 pontos
6º lugar – 8 pontos
7º lugar – 6 pontos
8º lugar – 4 pontos
9° lugar – 2 pontos
10° lugar – 1 ponto

Regulamento

Mudanças técnicas

  • A altura máxima do difusor será reduzido de 175 milímetros para 125 milímetros, reduzindo a força aerodinámica. Além disso foram citadas medidas para excluir o design de difusor duplo.[90]
  • Na semana seguinte ao GP da Espanha de 2010, foi enviada pela empresa de engenharia britânica Flybrid uma proposta à FOTA para fornecer todo o pelotão com uma unidade KERS obrigatória e uniforme, depois da campanha liderada pela Ferrari e pela Renault para ver a tecnologia re-introduzida em 2011.[91] Depois do GP do Canadá de 2010, a Ferrari confirmou que iria usar o KERS no seu carro de 2011,[92] mas o sistema não irá ser obrigatório.
  • Para compensar a subida de peso provocada pelo KERS, o peso mínimo dos carros irá aumentar de 620 kg para 640 kg.[92]
  • A FOTA concordou em banir o controverso sistema F-Ducto, desenvolvido pela McLaren para oe MP4-25 e posteriormente implantado por outras equipes no decurso da época de 2010.[93]
  • Na reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA em Genebra, em Junho de 2010, um sistema de asa traseira ajustável foi confirmado como adição às regras de 2011.[94] Este sistema será introduzido para ajudar às ultrapassagens, servindo como um substitudo do sistema F-Ducto. Num sistema similar ao regulador do KERS usado em 2009, a asa traseira ajustável apenas estará disponível sob certas condicções, nomeadamente: os pilotos só poderão usá-la quando estão a pelo menos um segundo do carro da frente, mas não poderá ser usado nas duas primeiras voltas da corrida, excepto em caso de safety car inicial. Espera-se que o sistem ofereça aos pilotos mais 15 km/h quando ultrapassam, e será desativado ao primeiro toque do piloto no travão depois de usar a asa traseira. O conceito, que foi recebido negativamente pelos pilotos e fãs, pode ser abandonado se for provado que não é praticável ou manejável.
  • Em 2011 regressará a regra dos 107% na qualificação. Sob este acordo, qualquer piloto que faça um tempo superior em 107% ao tempo do piloto da pole-position não será permitido a disputar a corrida. Um exemplo desta regra é: se o tempo da pole position for de 1 minuto e 40 segundos, os pilotos devem fazer um tempo mais rápido do que 1 minuto e 47 segundos para poder disputar a corrida.
  • Pela primeira vez os carros terão uma distribuição de pesos obrigatória, em 46:54 por cento. A intenção disto é prevenir as equipes de ter que fazer mudanças radicais à configuração interna dos seus carros caso haja alterações nos compostos dos pneus introduzidos pelo novo fornecedor de pneus, a Pirelli.
  • O número de cabos das rodas que ligam os pneus à carroceria será dobrado em 2011, em resposta ao número elevado de acidentes nos quais as rodas se desprenderam da carroceria, incluindo o acidente fatal de Henry Surtees na etapa do campeonato Fórmula 2 FIA de 2009, disputada em Brands Hatch.[100]

Pneus

No GP da Inglaterra de 2010, Bernie Ecclestone revelou que conversou com cinco marcas de pneus, mas a Pirelli foi a única que poderia estar pronta a tempo para a temporada de 2011. Apesar de o acordo da Pirelli ser mais longo para as equipes do que algumas das outras candidaturas, a empresa irá pagar por publicidade nas pistas, o que significa que as equipes terão algum retorno do seu investimento. Ecclestone revelou ainda que quis pneus com um tempo de vida significativamente mais curto em relação a 2010.

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