Em 2014, a F1 vai enfrentar além da
introdução dos novos motores turbos V6 de 1,6 litros, mudanças significativas
também vão ocorrer na parte aerodinâmica e, as principais mudanças serão no
bico frontal, asa dianteira, asa traseira e escape, além do novo dispositivo de
segurança frontal para a cabeça do piloto.
Entenda o que muda a partir de 2014
nas questões aerodinâmicas:
- BICO FRONTAL:
Agora deverá ter uma altura livre do solo de 185mm, o que os deixarão mais baixos e com os pontos centrais da asa dianteira mais curtos, aumentando a segurança dos pilotos em casos de colisão, principalmente laterais.
Agora deverá ter uma altura livre do solo de 185mm, o que os deixarão mais baixos e com os pontos centrais da asa dianteira mais curtos, aumentando a segurança dos pilotos em casos de colisão, principalmente laterais.
- ASA DIANTEIRA:
Passa a ser mais estreita em sua largura, caindo dos atuais 1800mm, para 1650mm. Isso deixará parte dos pneus dianteiros expostos ao vento frontal, gerando um certo aumento do arrasto, diminuindo assim a eficiência aerodinâmica.
- ASA TRASEIRA:
Deverá ser mais rasa e com um raio de curvatura menor, e não será mais permitido o uso da asa menor da base. Isso causará uma diminuição no downforce nas rodas traseiras, e provavelmente menor tração, forçando uma pilotagem ainda mais precisa para não deixar o carro sair de traseira.
- ESCAPES:
Aqui a maior mudança aerodinâmica, pois será adotado um único tubo de escape central, saindo acima do eixo traseiro, com os últimos 150mm de sua ponta apontados para cima em um ângulo máximo de cinco graus.
Esse tubo não poderá mais ter
qualquer parte da carroceria instalados além de sua ponta, o que obviamente
acabará com a moda de usar e “manipular” os jatos dos escapes para auxiliar no
ganho de downforce da traseira de um carro de F-1.
Provavelmente veremos uma certa
mudança também nos difusores traseiros. Isso por conta da eliminação da pequena
asa da base do aerofólio traseiro. Com sua exclusão, todo o aerofólio traseiro
provavelmente só poderá ser apoiado nas bases de suas laterais, diretamente
sobre o difusor.
- DISPOSITIVO DE SEGURANÇA FRONTAL
Por conta de alguns acidentes ocorridos nestes últimos anos, a FIA determinou que em 2014 os carros terão uma estrutura de proteção na frente do cockpit, para proteger melhor a cabeça do piloto. Esse dispositivo se faz necessário, e influenciará também aerodinâmica do F1.
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