sábado, 24 de outubro de 2015

Chuva não dá trégua e classificação nos EUA é transferida para domingo

Por Austin, EUA
A chuva intensa e o vento forte impediram a realização do treino classificatório deste sábado para o GP dos EUA, válido pela 16ª etapa da temporada 2015 da Fórmula 1. A sessão estava marcada para as 16h de Brasília. Depois de seguidos adiamentos de 30 minutos, a direção de prova definiu que 19h (16h locais) seria o horário limite para o início da sessão em razão da queda da iluminação natural no Circuito das Américas. Como as condições climáticas não melhoraram, a FIA decidiu então transferir a atividade que define o grid de largada para o domingo, ao meio-dia. Caso a natureza não ajude novamente, valerão os tempos do 3º treino livre, disputado neste sábado e liderado por Lewis Hamilton. A corrida, que pode decidir o título em favor do britânico da Mercedes, está programada para as 17h. Ambos os eventos terão transmissão ao vivo do SporTV.
Circuito das Américas - Austin, Texas - GP dos Estados Unidos (Foto: Getty Images)Circuito das Américas - Austin, Texas - GP dos Estados Unidos (Foto: Getty Images)

Não será a primeira vez que um treino classificatório será disputado no domingo na Fórmula 1. Em 2004, o tufão Ma-On fez com que, já na sexta-feira, os organizadores do GP do Japão, em Suzuka, junto dos responsáveis pela F-1, cancelassem todas as atividades do sábado. Em 2010, em Suzuka, a depressão tropical 14W também obrigou a transferência da definição do grid do sábado para o domingo de manhã. No GP da Austrália de 2013, a forte chuva também provocou o adiamento da qualificação.   
Bobsled, canoagem, boliche... circo da F-1 oferece show alternativo em Austin
Enquanto esperavam a decisão sobre a realização da qualificação, pilotos e equipes buscavam se entreter nos boxes do Circuito das Américas. Teve de tudo. Para ‘encarar” o aguaceiro, os mecânicos da Williams simularam um remo, enquanto os da Sauber montaram uma “canoa” com caixas de equipamentos... Já os funcionários da Force India foram além: construíram um “bobsled”.
Bobsled da Force India, remo da Williams, canoa da Sauber. Equipes da Fórmula 1 se divertem na chuva (Foto: Divulgação)Bobsled da Force India, remo da Williams, canoa da Sauber. Equipes da Fórmula 1 se divertem na chuva (Foto: Divulgação)
Nos demais boxes, as preferências foram por outras modalidades. Na Mercedes, Nico Rosberg bateu bola com Niki Lauda. Na RBR, Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat estrelaram um “remake” de “Cantando na Chuva”. Já na co-irmã STR teve boliche entre Max Verstappen e Carlos Sainz Jr. A STR, aliás, aproveitou o tempo ocioso para uma grande iniciativa: colocou os pais de seus pilotos, os ex-competidores Jos Verstappen (F-1) e Carlos Sainz (rali) para experimentar o cockpit dos filhos. Confira todas as brincadeiras.
Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat dançam enquanto esperam treino classificatório nos EUA (Foto: Getty Images)Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat dançam enquanto esperam treino classificatório nos EUA (Foto: Getty Images)

Nas arquibancadas, os fãs americanos se mostraram resistentes. Apesar da chuva e do vento não darem trégua, muitos resistiram ao máximo, mesmo com os guarda-chuvas e as capas não dando conta do recado. A transferência da sessão para domingo, porém, provocou vaias.
Fãs da Fórmula 1 encaram chuva e vento para esperar treino classificatório para GP dos EUA (Foto: Divulgação)Fãs da Fórmula 1 encaram chuva e vento para esperar treino classificatório para GP dos EUA (Foto: Divulgação)


A programação do GP dos EUA tem sido atrapalhada durante toda a semana devido às condições meteorológicas. Há dias chove forte na cidade de Austin, no estado do Texas. Na sexta-feira, o 1º treino livre foi disputado com pista molhada, com Nico Rosberg, da Mercedes, sendo o mais rápido. Já a segunda atividade do dia foi cancelada em razão da chuva e da ameaça de raios, que impossibilitavam o helicóptero de resgate decolar em caso de acidente. Neste sábado, apesar das condições adversas, o 3º treino livre foi realizado e contou com a liderança de Lewis Hamilton, da Mercedes.    
Além disso, há a possibilidade de que o Furacão Patrícia, o maior já registrado na história, atinja a região nos próximos dias. Ao menos, o fenômeno perdeu força e foi rebaixado ao status de “tempestade tropical”. A previsão para domingo em Austin é de mais chuva, mas de menor intensidade que as dos últimos dias.
O GP dos EUA, válido pela 16ª etapa da temporada 2015, pode decidir o título em favor de Lewis Hamilton. Com 302 pontos, o britânico da Mercedes assegura o tricampeonato com três corridas de antecipação caso marque nove pontos a mais que Vettel, e dois a mais que Rosberg.

Nenhum comentário: