Hamilton será campeão em Austin se:
- Vencer e Vettel terminar em sexto ou em colocação pior
Nesse arranjo de resultados, Hamilton atingiria 331 pontos, da soma dos 306 de hoje mais os 25 da vitória. Vettel tem 247 e receberia 8 pontos do sexto lugar, chegando a 255. A diferença entre os dois pilotos seria 76 pontos (331-255), portanto superior ao máximo que Vettel poderia obter, 75, se vencesse as três etapas finais e Hamilton não somasse um único ponto.
2. Receber a bandeirada em 2º e Vettel, em 9º ou colocação pior
Veja: com o segundo lugar, Hamilton somaria 18 pontos aos 306 de agora para atingir 324. Vettel, se for nono, acumularia mais 2 pontos aos 247 para ficar com 249. A diferença para Hamilton seria de 75 pontos (324 - 249). Esse é também, como explicado, o máximo permitido a Vettel no caso de ser primeiro no México, Brasil e nos Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi) e Hamilton não terminar entre os dez em nenhuma das três corridas.
Aí entra em cena o primeiro critério de desempate: número de vitórias. Na hipótese acima, Vettel teria sete vitórias no máximo, as quatro de hoje mais as três nas três etapas de encerramento do campeonato. Mas Hamilton já tem oito vitórias, portanto o piloto inglês poderá fazer a festa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário