domingo, 12 de dezembro de 2021

Brigas do passado: todas as vezes que a Fórmula 1 foi decidida em acidentes


A Fórmula 1 vive momentos de tensão com um possível acidente entre Lewis Hamilton e Max Verstappen em Abu Dhabi. Na história, outros rivais já se bateram nos momentos decisivos do campeonato


 

Pedro Luis Cuenca, de São Paulo12/12/2021 | 04:15

 

F1 EM ABU DHABI, CLASSIFICAÇÃO: VERSTAPPEN POLE, HAMILTON 2° | Briefing

Acidentes entre rivais não são tão raros no movimentado mundo da Fórmula 1, mas pareciam adormecidos nos últimos anos, com poucos pilotos capazes de enfrentar Lewis Hamilton. Em 2021, porém, vimos diversos acidentes envolvendo o britânico e Max Verstappen, o outro postulante ao título, relembrando grandes brigas do passado.

Ao longo das várias temporadas na F1, vimos brigas intensas, mas decisões com acidentes são, claro, mais raras. Geralmente a tensão prevalece e, muitas vezes, a cautela também. Em algumas ocasiões, porém, os pilotos passaram dos limites e entraram na história de maneira negativa.

Neste ano, vimos Lewis Hamilton e Max Verstappen se encontrarem nas pistas algumas vezes. No GP da Inglaterra, o piloto da Mercedes tentou uma ultrapassagem ousada na primeira volta, o holandês não cedeu e o toque foi inevitável. A Red Bull #33, sem freio, foi para a barreira de proteção em alta velocidade. A paz não era mais uma opção a partir daquele momento.

Max Verstappen enfrenta Lewis Hamilton pelo título de 2021 (Foto: AFP)

E não foi, de fato. Poucas corridas depois, na Itália, novo incidente. Enquanto Hamilton saía dos boxes, Verstappen rasgava a reta principal de Monza. Ao chegarem praticamente emparelhados na chicane inicial, não houve espaço suficiente e o toque foi apenas uma consequência. A Red Bull terminou montada na Mercedes na área de escape.

Se achou que seria o fim, se enganou. Em Interlagos, o toque foi evitado. Na Arábia Saudita, não. Primeiro, Max não quis deixar a ultrapassagem de Hamilton e forçou até os dois saírem da pista. Ao diminuir para ceder a posição, fez um brake test no meio da pista e teve a traseira acertada pelo rival. Foi o capítulo mais tenso de uma quente disputa.

Um novo acidente pode acontecer em Abu Dhabi? Sim, claro. Mas antes disso, vamos relembrar acidentes que definiram títulos em anos anteiores na Fórmula 1, inclusive envolvendo alguns dos maiores pilotos de todos os tempos da categoria.

Senna e Prost se bateram no GP do Japão de 1989 (Foto: Reprodução)

Senna x Prost – Parte 1

Em 1989, Ayrton Senna e Alain Prost travaram intenso duelo dentro da McLaren. Logo em Ímola, um acordo descumprido fez com que a guerra se instaurasse no segundo ano da dupla dentro do time de Woking.

No GP do Japão, penúltima etapa do campeonato, Senna chegou precisando de duas vitórias para manter as chances de título. E o primeiro passo foi dado na classificação, ao conseguir a pole-position, mas que durou pouco porque foi superado por Prost na largada.

A intensa caçada durou até a volta 46, quando restavam apenas sete para o fim, quando o brasileiro tentou uma manobra na chicane do circuito de Suzuka. Prost fechou a porta e os dois se tocaram, saindo da pista. Senna contou com a ajuda dos fiscais, enquanto o francês saiu do carro.

Senna voltou para a pista, parou nos boxes para trocar a asa dianteira, ultrapassou Alessandro Nannini e venceu a prova. Logo depois, porém, foi desclassificado por não retornar adequadamente para a pista. O título, com isso, foi para o colo de Prost, que saiu da McLaren a caminho da Ferrari no ano seguinte.

Alain Prost e Ayrton Senna protagonizam cena icônica em 1990 (Foto: Reprodução/TV)

Senna x Prost – Parte 2

Em 1990, a vantagem era de Senna, enquanto Prost, agora na Ferrari, precisava desesperadamente da vitória em Suzuka para seguir com chances de título. Mas uma polêmica se instalou no circuito japonês pouco antes da prova: a posição do pole no grid de largada.

Senna reclamou que o pole largava pelo lado esquerdo, sujo, fora do traçado, enquanto o segundo colocado do grid seria favorecido. E foi o que aconteceu. Prost largou na primeira fila e tomou a ponta nos primeiros metros.

Disposto a provar seu pronto, Senna não tirou o pé no fim da reta e acertou o rival em cheio. Fim de prova para ambos em um forte acidente. O brasileiro, em meio a nova polêmica, conquistou o segundo campeonato da carreira.

Michael Schumacher e Damon Hill causaram acidente na volta 48 (Foto: Reprodução)

Schumacher x Hill

Após a morte de Ayrton Senna no GP de San Marino de 1994, Michael Schumacher e Damon Hill tomaram o protagonismo na luta pelo título da Fórmula 1. Em um campeonato envolto em polêmicas, punições e suspeitas de irregularidades, ambos chegaram separados por um ponto no GP da Austrália.

Mas as ruas de Adelaide deixaram um gosto amargo na boca dos fãs da categoria. Na volta 35, o alemão escapou da pista e beliscou um dos muros do difícil circuito de Adelaide enquanto liderava a corrida. Hill viu uma oportunidade e tentou mergulhar por dentro na curva seguinte.

Os dois postulantes ao título se tocaram e o carro de Schumacher decolou e foi para a barreira de pneus enquanto Hill seguiu na pista. O carro da Williams, no entanto, teve a suspensão avariada e o campeonato terminou ali mesmo, com acusações de que o alemão tinha causado propositalmente o incidente.

Jacques Villeneuve ultrapassa Michael Schumacher e encerra a temporada 1997 (Foto: Reprodução)

Villeneuve x Schumacher

Em 1997, Michael Schumacher chegou ao GP da Europa com apenas um ponto de vantagem para Jacques Villeneuve. E aquele fim de semana em Jerez acompanharia momentos históricos na categoria.

Começando pela classificação, é claro, quando os dois postulantes ao título e também Heinz-Harald Frentzen marcaram exatamente o mesmo tempo: 1min27s072. Vantagem para Villeneuve, o primeiro a obter a marca.

Na largada, Schumacher tomou a ponta e chegou a abrir vantagem, mas as paradas nos boxes modificaram as forças na prova. Na volta 48, o canadense colocou por dentro no fim da reta oposta para assumir a liderança, mas o piloto da Ferrari deliberadamente jogou o carro contra o rival e ambos se tocaram.

Villeneuve seguiu na pista, Schumacher abandonou e, com isso, título para o jovem canadense. Já o alemão acabou desclassificado pela FIA por causar um acidente desnecessário. Mais uma polêmica para a história da F1.

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