A Fórmula 1 vive momentos de tensão com um possível acidente entre Lewis Hamilton e Max Verstappen em Abu Dhabi. Na história, outros rivais já se bateram nos momentos decisivos do campeonato
Pedro Luis Cuenca, de São Paulo12/12/2021 | 04:15
F1 EM ABU DHABI,
CLASSIFICAÇÃO: VERSTAPPEN POLE, HAMILTON 2° | Briefing
Acidentes entre rivais não são tão raros no movimentado mundo da Fórmula 1,
mas pareciam adormecidos nos últimos anos, com poucos pilotos capazes de
enfrentar Lewis Hamilton. Em 2021, porém, vimos diversos acidentes envolvendo o
britânico e Max Verstappen, o
outro postulante ao título, relembrando grandes brigas do passado.
Ao longo das várias temporadas na F1, vimos brigas intensas, mas decisões com acidentes são, claro, mais raras. Geralmente a tensão prevalece e, muitas vezes, a cautela também. Em algumas ocasiões, porém, os pilotos passaram dos limites e entraram na história de maneira negativa.
Neste ano, vimos Lewis Hamilton e Max Verstappen se
encontrarem nas pistas algumas vezes. No GP da Inglaterra, o piloto da Mercedes tentou
uma ultrapassagem ousada na primeira volta, o holandês não cedeu e o toque foi
inevitável. A Red Bull #33,
sem freio, foi para a barreira de proteção em alta velocidade. A paz não era
mais uma opção a partir daquele momento.
Max Verstappen enfrenta Lewis
Hamilton pelo título de 2021 (Foto: AFP)
E não foi, de fato. Poucas corridas depois, na Itália, novo incidente.
Enquanto Hamilton saía dos boxes, Verstappen rasgava a reta principal de Monza.
Ao chegarem praticamente emparelhados na chicane inicial, não houve espaço
suficiente e o toque foi apenas uma consequência. A Red Bull terminou montada
na Mercedes na
área de escape.
Se achou que seria o fim, se enganou. Em Interlagos,
o toque foi evitado. Na Arábia Saudita, não. Primeiro, Max não quis deixar a
ultrapassagem de Hamilton e forçou até os dois saírem da pista. Ao diminuir para
ceder a posição, fez um brake test no meio da pista e teve a traseira acertada
pelo rival. Foi o capítulo mais tenso de uma quente disputa.
Um novo acidente pode acontecer em Abu Dhabi? Sim, claro. Mas antes disso, vamos relembrar acidentes que definiram títulos em anos anteiores na Fórmula 1, inclusive envolvendo alguns dos maiores pilotos de todos os tempos da categoria.
Senna e Prost se bateram no GP do
Japão de 1989 (Foto: Reprodução)
Senna x Prost –
Parte 1
Em 1989, Ayrton Senna e Alain Prost travaram intenso duelo dentro
da McLaren.
Logo em Ímola,
um acordo descumprido fez com que a guerra se instaurasse no segundo ano da
dupla dentro do time de Woking.
No GP do Japão, penúltima etapa do campeonato, Senna chegou precisando
de duas vitórias para manter as chances de título. E o primeiro passo foi dado
na classificação, ao conseguir a pole-position, mas que durou pouco porque foi
superado por Prost na largada.
A intensa caçada durou até a volta 46, quando restavam apenas sete para
o fim, quando o brasileiro tentou uma manobra na chicane do circuito de Suzuka. Prost fechou a
porta e os dois se tocaram, saindo da pista. Senna contou com a ajuda dos
fiscais, enquanto o francês saiu do carro.
Senna voltou para a pista, parou nos boxes para trocar a asa dianteira,
ultrapassou Alessandro Nannini e venceu a prova. Logo depois, porém, foi
desclassificado por não retornar adequadamente para a pista. O título, com
isso, foi para o colo de Prost, que saiu da McLaren a
caminho da Ferrari no
ano seguinte.
Alain Prost e Ayrton Senna
protagonizam cena icônica em 1990 (Foto: Reprodução/TV)
Senna x Prost –
Parte 2
Em 1990, a vantagem era de Senna, enquanto Prost, agora na Ferrari,
precisava desesperadamente da vitória em Suzuka para seguir com
chances de título. Mas uma polêmica se instalou no circuito japonês pouco antes
da prova: a posição do pole no grid de largada.
Senna reclamou que o pole largava pelo lado esquerdo, sujo, fora do
traçado, enquanto o segundo colocado do grid seria favorecido. E foi o que
aconteceu. Prost largou na primeira fila e tomou a ponta nos primeiros metros.
Disposto a provar seu pronto, Senna não tirou o pé no fim da reta e
acertou o rival em cheio. Fim de prova para ambos em um forte acidente. O
brasileiro, em meio a nova polêmica, conquistou o segundo campeonato da
carreira.
Schumacher x Hill
Após a morte de Ayrton Senna no GP de San Marino de 1994, Michael
Schumacher e Damon Hill tomaram o protagonismo na luta pelo título da Fórmula 1.
Em um campeonato envolto em polêmicas, punições e suspeitas de irregularidades,
ambos chegaram separados por um ponto no GP da Austrália.
Mas as ruas de Adelaide deixaram um gosto amargo na boca dos fãs da
categoria. Na volta 35, o alemão escapou da pista e beliscou um dos muros do
difícil circuito de Adelaide enquanto liderava a corrida. Hill viu uma
oportunidade e tentou mergulhar por dentro na curva seguinte.
Os dois postulantes ao título se tocaram e o carro de Schumacher decolou
e foi para a barreira de pneus enquanto Hill seguiu na pista. O carro da Williams,
no entanto, teve a suspensão avariada e o campeonato terminou ali mesmo, com
acusações de que o alemão tinha causado propositalmente o incidente.
Villeneuve x
Schumacher
Em 1997, Michael Schumacher chegou ao GP da Europa com apenas um ponto
de vantagem para Jacques Villeneuve. E aquele fim de semana em Jerez
acompanharia momentos históricos na categoria.
Começando pela classificação, é claro, quando os dois postulantes ao
título e também Heinz-Harald Frentzen marcaram exatamente o mesmo tempo:
1min27s072. Vantagem para Villeneuve, o primeiro a obter a marca.
Na largada, Schumacher tomou a ponta e chegou a abrir vantagem, mas as
paradas nos boxes modificaram as forças na prova. Na volta 48, o canadense
colocou por dentro no fim da reta oposta para assumir a liderança, mas o piloto
da Ferrari deliberadamente
jogou o carro contra o rival e ambos se tocaram.
Villeneuve seguiu na pista, Schumacher abandonou e, com isso, título
para o jovem canadense. Já o alemão acabou desclassificado pela FIA por causar
um acidente desnecessário. Mais uma polêmica para a história da F1.
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