sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

UMA OUTRA FORMULA 1 EM 2009



Acaba de ser publicada pela Autosport as mudanças que redimensionarão a Formula 1 nos próximos anos. FIA e FOTA esperam que as medidas tenham um significativo impacto no orçamento das equipes em um futuro próximo. Segundo a FIA a economia chegará a 30% do total dos orçamentos de 2008.
Abaixo, as medidas como publicadas pela FIA:

MEDIDAS PARA 2009
MOTORES


Redução das rotações dos motores para 18.000 rpm
A vida útil dos motores será dobrada, cada piloto terá à disposição 8 motores por temporada, mais 4 para testes.
Custo dos motores para equipes independentes chegará a aproximadamente 50% dos valores de 2008.
A regra que determina três corridas para cada motor continua em vigor.
A Renault poderá, sob acordo unânime de todas as equipes, fazer modificações em seus motores com o objetivo de equalizar potência em 2009. Os outros motores continuarão sem mudanças para 2009.


TESTE


Não haverá testes durante a temporada, a não ser nos finais de semana e em treinos programados.


PESQUISA AERODINÂMICA


Os túneis de vento não poderão exceder a escala de 60% de um carro nem chegar à velocidade de 50 metros/segundo. A medida será válida a partir de 1º de janeiro.
Uma formula para equilibrar pesquisas em túneis de vento e CFD será proposta pela FIA e sua aprovação fica a cargo das equipes.


ATIVIDADES NAS FÁBRICAS


As fábricas das equipes permanecerão fechadas durante seis semanas por ano, em acordo com as leis trabalhistas de cada país.


FINAIS DE SEMANA DE CORRIDA


Será reduzido o número de integrante das equipes como resultado da padronização das informações sobre pneus e combustível.


O ESPORTE COMO ESPETÁCULO


· Uma pesquisa de marketing está sendo conduzida para colher a reação do público às novas idéias, entre elas, possíveis mudanças nos treinos de classificação e a proposta de substituir a o sistema de pontos pelo de medalhas para os pilotos.

MEDIDAS PARA 2010
POTÊNCIA


Motores estarão à disposição das equipes independentes por menos de 5 milhões de Euros por temporada. Estes motores virão tanto de fornecedores independentes quanto das grandes montadoras, mas sob garantias contratuais de continuidade. Se o fornecedor for independente, o acordo será assinado até 20 de dezembro de 2008.
Este mesmo motor continuará a ser usado em 2011 e 2010.
Sujeito a confirmação de sua utilização, o mesmo sistema de transmissão será usado por todas as equipes.


CHASSIS:


Uma lista de todos os elementos dos chassis será preparada para que se avalie quais são os elementos diferenciais em termos de desempenho.
Elementos com diferenciais de desempenho serão homologados para a temporada.
Elementos com diferenciais de desempenho serão homologados para a temporada e usarão matérias de manufatura mais baratos.
Elementos que não tenham diferenciais de desempenho serão padronizados e manufaturados da maneira mais econômica possível.


FINAL DE SEMANA DE CORRIDA


Padronização dos sistemas de rádio transmissão e telemetria
Serão banidos os aquecedores de pneus
Será banido o reabastecimento
Possível redução na distância das corridas ou sua duração (Proposta seguirá a pesquisa de opinião em andamento)


ATIVIDADE EM FÁBRICAS


Mais restrições aerodinâmicas
Completa análise na estrutura das fábricas com o intuito de propor restrições.


MUDANÇAS A LONGO PRAZO


Estudo de uma nova forma de potência para 2013 baseada em modelos ambientalmente sustentáveis.
O sistema de Energia cinética em desenvolvimento atualmente não será compulsório em 2009, mas poderá ser padronizado a partir de 2010. A FIA espera por propostas.


Confira o calendário para 2009

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