quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Lotus Renault promove duelo entre Senna e Heidfeld nos testes em Jerez

Bruno Senna e Nick Heidfeld vão se enfrentar em dois dias da segunda rodada de treinos coletivos da F1. Os pilotos que disputam a vaga de Robert Kubica na Lotus Renault vão à pista no sábado e no domingo

Warm Up

VICTOR MARTINS [@vitonez]
de São Paulo


A Lotus Renault anunciou na tarde desta quarta-feira (9) sua programação para os testes deste fim de semana em Jerez de la Frontera e vai promover o primeiro embate, o início do vestibular ou qualquer termo de sua preferência entre os favoritos à vaga do lesionado Robert Kubica.

Bruno Senna e Nick Heidfeld terão dois dias para mostrarem serviço a Eric Boullier, o chefe, e ao resto da equipe.

Primeiro reserva da escuderia anglo-francesa e com apenas um ano de experiência na F1 — ainda que andar na Hispania não deva ter servido propriamente como base —, Senna vai enfrentar um alemão que tem uma década de história na categoria e 175 GPs no currículo. Mesmo assim, Heidfeld ainda está por encontrar sua primeira vitória.

Nenhum dos dois andou com o R31, carro feito ao gosto de Kubica e que carrega uma das grandes novidades desta temporada, o escapamento frontal. Apenas o polonês e o russo Vitaly Petrov, que vai participar dos testes na quinta e na sexta, testaram com sucesso o novo bólido na semana passada em Valência. Senna e Heidfeld vão se revezar no sábado e no domingo, em momentos ainda a serem definidos pela Lotus Renault.

O time não fez nenhuma menção a Vitantonio Liuzzi, outro que aparece na lista dos prováveis substitutos de Kubica, que segue internado na UTI do hospital Santa Corona di Pietra Ligure, no noroeste da Itália. O piloto passa bem, tem apresentado melhora significativa, está lúcido e já consegue movimentar os dedos da mão direita, grande preocupação da equipe médica que dele cuida. Uma nova cirurgia está marcada para esta quinta-feira (10).

Hoje disputando com Senna, Heidfeld já venceu brasileiro em 'vestibular'

Nick Heidfeld e Bruno Senna já participaram de 'vestibulares' na F1, em 2005 e 2008. E, pelo menos nos números, venceram seus duelos por vaga

Warm Up

FELIPE PARANHOS [@felipeparanhos]
de Salvador


A escalação de Nick Heidfeld para
um duelo com Bruno Senna nos treinos coletivos de Jerez de la Frontera, não é exatamente uma experiência nova para o veterano alemão. Em 2005, o piloto, ainda com 26 anos, disputou uma vaga na Williams contra Antonio Pizzonia, à época apoiado pela Petrobras, fornecedora de combustíveis da equipe. E venceu.

A despeito das diferentes condições de pista e de ambiente, Nick levou a melhor na fria análise dos números. Das sete vezes em que esteve na pista com Antonio, foi mais rápido em cinco oportunidades. Mas outra questão que pesou muito foi a força da BMW, fabricante dos motores da Williams, que garantiu a presença de Heidfeld, piloto a quem apoiava.

Naquele mesmo ano, porém, Pizzonia teve uma chance na equipe: Heidfeld sofreu um acidente em testes no circuito de Monza e ficou fora dos últimos cinco GPs da temporada, substituído pelo amazonense, que marcou dois pontos.

Senna também já teve suas experiências em 'vestibulares': no fim de 2008, disputou uma vaga na Honda com Lucas Di Grassi. As duas revelações brasileiras andaram com Rubens Barrichello, àquele momento dado como descartado, como parâmetro. No cronômetro, Senna venceu a disputa, apesar de informações do período darem conta de que setores da Honda avaliaram as condições enfrentadas por Lucas como mais difíceis.

No fim, a Honda deixou a F1, o time virou Brawn, e a nova-velha equipe preferiu manter Barrichello, que acabou terceiro colocado na temporada 2009


Getty Images

Nenhum comentário: