terça-feira, 30 de outubro de 2012

Escombros cercam entrada do Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá


Circuito que recebeu F-1, Indy e Motovelocidade dará lugar a um parque olímpico. Comentarista do SporTV lamenta 'falta de visão' dos governantes















Escombros cercam a placa na entrada do Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)Escombros cercam entrada do Autódromo Nelson
Piquet, em Jacarepaguá, Rio (Foto: Reprodução)

Por SporTV.com


Rio de Janeiro

Há 46 anos, aquele terreno de mais de um milhão de metros quadrados, situado numa área praticamente desabitada na zona oeste do Rio de Janeiro, era cercado apenas por muito mato alto e pela beleza da Lagoa de Jacarepaguá. Foi quando um circuito de traçado seletivo para a prática do esporte a motor foi construído no local, sendo considerado em pouco tempo uma das melhores pistas do mundo. Desde então, foram dez GPs de Fórmula 1, além de provas do Mundial de Motovelocidade, da Fórmula Indy e grandes eventos de inúmeras categorias nacionais e internacionais, como a Stock Car e a Fórmula 3 Sul-Americana. Em 2006, veio o primeiro grande golpe: o setor norte foi mutilado para a construção de arenas esportivas para os Jogos Pan-Americanos do ano seguinte, reduzindo o traçado à metade. Em 2012, enfim, o ciclo se fechou. Com o terreno público destinado ao parque poliesportivo dos Jogos Olímpicos de 2016, o Autódromo Nelson Piquet recebeu neste domingo, 28 de outubro, sua última corrida antes da demolição definitiva. Um momento de extrema emoção para quem faz do automobilismo sua principal atividade.
- É triste, é difícil... Nós somos a favor da Olimpíada, mas desde que deixe o esporte a motor sobreviver, também – diz o veterano piloto Jorge Cláudio Schuback, tentando encontrar palavras em meio às lágrimas no paddock do circuito carioca, que recebeu uma etapa do estadual de Turismo.
Vista aérea do Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)Vista aérea do Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)
Em agosto deste ano, tratores e escavadeiras já haviam tomado o lugar dos carros de competição em parte da área do autódromo. Além da desmontagem das arquibancadas com capacidade para quase 50 mil lugares, o asfalto da parte que hoje abriga uma arena coberta e um parque aquático também começou a ser retirado. Durante as etapas da Stock Car, do Brasileiro da Marcas e da GT Brasil, últimas categorias nacionais a competir na pista carioca, os operários trabalhavam na terraplanagem e retirada de entulho de todo o setor norte.
A pista carioca dará lugar ao Parque Olímpico para os Jogos de 2016. No local, serão disputadas 14 modalidades (basquete, judô, taekwondo, lutas, handebol, tênis, ciclismo, saltos ornamentais, polo aquático, natação, nado sincronizado, ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica de trampolim). Depois disso, parte da estrutura será substituída por condomínios particulares, erguidos pela construtora responsável. O acordo inicial entre as autoridades cariocas e a Confederação Brasileira de Automobilismo era de que a pista só seria desativada quando um novo circuito, no bairro de Deodoro, fosse entregue. Mas, em razão de diversos impasses, as obras do novo autódromo no subúrbio do Rio sequer foram iniciadas. Desta forma, uma das principais praças esportivas do país ficará sem um autódromo por tempo indeterminado, e terá que realizar seus eventos a cerca e 500 km da capital fluminense.
- Tentaremos minimizar este prejuízo o quanto for possível. Com o apoio da Prefeitura, faremos o campeonato de 2013 em Minas Gerais, na cidade Santa Luzia. Exatamente com o objetivo de tentar manter os empregos, manter em atividade todas as pessoas que vivem do automobilismo, que vivem deste esporte. Esperamos, em 2014, termos um local para que a gente retome o automobilismo no Rio de Janeiro – diz o presidente da Federação de Automobilismo do RJ, Djalma Faria Neves.
Stock Car - Cacá Bueno treina no Rio de Janeiro enquanto operário trabalha no novo complexo olímpico (Foto: Luca Bassani / Stock Car)Cacá Bueno acelera seu Stock enquanto operário trabalha no complexo olímpico (Foto: Luca Bassani)
Impasse por um novo circuito
A construção de um novo autódromo na cidade é parte da carta de compromisso com o Comitê Olímpico Internacional. Entretanto, pilotos e ex-pilotos se mantêm céticos quanto a construção de uma nova pista. Ainda mais após o problema revelado pelo jornal “O Globo”. Em Julho deste ano, a publicação revelou que o terreno destinado à construção da nova pista terá que ser "descontaminado" devido à existência de explosivos não detonados no solo. A área serviu durante mais de 60 anos a treinamentos militares. Mesmo que um novo autódromo seja construído, a pista que desafiou pilotos e equipes por quase cinco décadas vai deixar saudades.
- As melhores equipes da Stock Car nasceram no Rio de Janeiro. Isso é uma coisa muito bacana, aqui é uma escola. E este autódromo é seletivo, um dos melhores do Brasil, senão o melhor – afirma o piloto Celso Vianna, que disputa um dos torneios regionais.
Protesto Autódromo Internacional Nelson Piquet Jacarepaguá (Foto: BRUNO TURANO/BRAZIL PHOTO PRESS/Agência Estado)Escavadeiras retiram o asfalto do circuito de Jacarepaguá (Foto: Bruno Turano/ Agência Estado)
Além das mais diversas categorias nacionais, a pista de Jacarepaguá – rebatizada, em 1988, como Autódromo Nelson Piquet – recebeu por uma década provas da Fórmula 1 e também algumas etapas da Indy e do Mundial de Motovelocidade. Foi neste circuito que a equipe Fittipaldi conseguiu um histórico segundo lugar, em 1978. Em 1984, foi a vez de Ayrton Sennafazer sua estreia na Fórmula 1. Dois anos depois, foi palco de uma antológica dobradinha de Nelson Piquet em primeiro e Ayrton em segundo. Uma década mais tarde, o público carioca viu o brasileiro André Ribeiro vencer a primeira corrida da Indy no país. E, na Motovelocidade, assistiu ao segundo título da carreira do italiano Valentino Rossi. Com “o coração partido”, o comentarista do SporTV, Lito Cavalcanti, lamenta a destruição de um local que trazia à cidade eventos internacionais, movimentando a economia local.
- Não vejo, até agora, motivos para destruir um centro de esportes que já chegou a ser considerado uma das catedrais do automobilismo mundial. Por ele já passaram F-1, Indy, Motovelocidade. Foi aí que apareceram para o mundo talentos como Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace. É muito, muito difícil ver esta troca. Porque havia tantos outros lugares no Rio para se construir outros centros esportivos, que eu não consigo entender. E lamento a falta de visão para o turismo como fonte de renda, uma verdadeira indústria, por parte da prefeitura e do governo. Não vejo nenhuma razão lógica para estar acontecendo isso – observa.
A última corrida no asfalto de Jacarepaguá contou com a presença, fora da pista, de diversos pilotos, de diferentes gerações, que competiram e se formaram no circuito. Na linha de chegada, eles estenderam uma faixa com a inscrição “O Rio não pode ficar sem autódromo – automobilismo também é esporte”. Paulo Lanfredi Neto recebeu a última bandeirada, enquanto Marcelo Costa se tornou o último campeão regional. Porém, não houve espaço para comemoração naquele domingo ensolarado no Rio de Janeiro.
- O título é a prova máxima de um ano de trabalho que deu certo, mas o sentimento é uma mistura de felicidade com tristeza. Eu trocaria o título pela permanência do autódromo – lamenta o campeão.
Corrida do Estadual de Marcas do RJ, na despedida do Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, já com arquibancadas demolidas (Foto: Divulgação)Corrida do Estadual, na despedida do Autódromo, já com arquibancadas demolidas (Foto: Divulgaçã
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