Ferrari anuncia renovação de contrato com Massa e segue com brasileiro até fim de 2013
Em sua melhor fase na temporada, Felipe Massa foi coroado pela sua evolução na temporada e lealdade à Ferrari e irá para sua oitava temporada defendendo a mitológica equipe de Maranello. Seu novo contrato é válido por mais uma temporada
Warm UpEVELYN GUIMARÃES, de São Paulo
Enfim, a Ferrari encerrou os boatos e confirmou nesta terça-feira (16) a renovação de contrato de Felipe Massa. O novo acordo entre o brasileiro e a equipe italiana vale até o fim da próxima temporada. A renovação acontece depois de uma temporada bastante atribulada para Felipe. Os maus resultados na primeira fase do campeonato — apenas dois pontos nas quatro primeiras corridas do ano, contra 43 de Fernando Alonso — geraram cobranças públicas da cúpula da equipe, além da ira da imprensa especializada — e sempre exigente —na Itália, que, inclusive, pediu a demissão do piloto ainda durante a temporada.
Por conta do início irregular e das duras críticas, a vaga de Massa se tornou alvo de diversos rumores. Sergio Pérez foi o primeiro a ser apontado como substituto de Felipe. A primeira razão foram as boas atuações do mexicano a abordo do carro da Sauber — como os pódios em Sepang, Montreal e, mais recentemente, em Monza — e, em um segundo momento, o fato do piloto pertencer à Academia de Jovens Pilotos da Ferrari. Pérez, entretanto, acabou fechando com a McLaren para assumir a vaga deixada por Lewis Hamilton, que vai defender a Mercedes a partir de 2013.
Assinado: Felipe Massa renova com a Ferrari e segue no time italiano até 2013 (Foto: Ferrari)
Mais recentemente, o alemão Nico Hülkenberg, o escocês Paul di Resta — ambos jovens valores da Force India — e até mesmo Kimi Räikkönen, campeão do mundo pela Ferrari em 2007, também foram cogitados para o lugar de Massa, que acabou mesmo garantindo mais uma temporada com os italianos.
Em 2013, Felipe vai iniciar sua oitava temporada como titular em Maranello, equipe em que primeiro ocupou o cargo de piloto de testes em 2003, para depois, em 2006, assumir a vaga de titular no lugar de Rubens Barrichello. Antes disso, no começo da década de 2000, Massa já era contratado da Ferrari e foi por meio da escuderia italiana que teve sua primeira chance na F1, correndo pela Sauber.
Desde o início da sua jornada pela Ferrari, correndo ao lado do mitológico Michael Schumacher, Massa obteve 11 vitórias e 15 poles e possui como melhor resultado o vice-campeonato de 2008. Aliás, foi nessa temporada que Felipe protagonizou umas das disputas de campeonatos mais emocionantes da história mais recente da F1. O duelo foi contra Lewis Hamilton. Ambos chegaram a Interlagos, na última etapa, chances de título, mas a vantagem estava com o inglês da McLaren.
A épica corrida em São Paulo foi marcada pela chuva e pelo amplo domínio de Felipe na corrida, que venceu até com certa facilidade, mas a ultrapassagem que Hamilton fez em Timo Glock na parte final da última volta prova, quando obteve a quinta posição, condição mínima para ser campeão, acabou tirando o título do brasileiro, que já havia cruzado a linha de chegada.
Além da luta com Hamilton, foi com a Ferrari que Massa sofreu o pior acidente de sua carreira. Durante a classificação para o GP da Hungria de 2009, uma mola que escapou do carro de Rubens Barrichello, então na Brawn, atingiu em cheio a cabeça de Felipe. O piloto ficou três dias em coma e uma semana internado em um hospital em Budapeste. Por conta do sério acidente, Massa ficou de fora do restante daquela temporada.
Com ascensão incrível na segunda metade da temporada, Massa conta com o apoio de Montezemolo(Foto: Ferrari)
No ano seguinte, Felipe retornou ao cockpit ferrarista e com um novo companheiro de equipe: Fernando Alonso. O espanhol desembarcou em Maranello de forma discreta e foi crescendo ao longo da temporada, chegando a disputar o título com Sebastian Vettel na última etapa em Abu Dhabi. Vettel saiu vencedor, mas a temporada de 2010 também ficou marcada pela polêmica ordem de equipe da Ferrari durante o GP da Alemanha, onde Felipe precisou ceder a vitória a Alonso, depois da celebre frase de seu engenheiro: “Felipe, Alonso está mais rápido que você. Entendeu a mensagem?”. Ainda assim, mesmo bombardeado por críticas da imprensa e fãs da F1 de todo o mundo, fato é que Massa sempre se manteve leal à Ferrari e a Fernando Alonso, o que deve ter ajudado, e muito, na renovação do seu contrato.
2011 não foi um ano dos melhores para a Ferrari, Massa e Alonso. O bicampeão terminou o Mundial com apenas uma vitória, em Silverstone, e o quarto na classificação geral, enquanto Felipe concluiu o campeonato em sexto, sem jamais conseguir resultado melhor que o quinto lugar, enfrentando diversos problemas, sobretudo de adaptação aos pneus da Pirelli.
Neste ano, Felipe teve uma atuação abaixo da crítica na primeira parte do campeonato, enquanto o companheiro de equipe, Alonso, escalava a tabela de pontos, com vitórias e pódios. Fernando era, na visão da mídia italiana, o ‘santo milagreiro’, enquanto Massa tinha a imagem de ‘perdedor’, como escreveu a respeitada revista ‘Autosprint’ em um dos seus editoriais contra o brasileiro. Porém, o brasileiro conseguiu resultados melhores neste início de segunda parte de temporada, marcando pontos nas últimas quatro corridas: Spa, Monza, Cingapura, Japão [onde faturou seu melhor resultado na temporada, o segundo lugar na prova], além da quarta colocação no GP da Coreia do Sul, no último domingo, quando andou no mesmo ritmo de prova de Alonso. Como prêmio pela evolução e lealdade a Maranello, veio a caneta e o novo contrato, que garante um piloto brasileiro na equipe mais lendária da F1.
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