terça-feira, 14 de janeiro de 2014

As razões por trás dos números

por Fábio Seixas

Saiu na sexta-feira (10) a lista de inscritos para o Mundial de F-1.

A grande novidade não está nos nomes: em novembro, a FIA resgatou a tradição de liberar os pilotos para escolherem seus números, e a divulgação oficial veio agora.

Primeiro, vamos à lista:

Red Bull
1. Sebastian Vettel
3. Daniel Ricciardo

Mercedes
44. Lewis Hamilton
6. Nico Rosberg

Ferrari
14. Fernando Alonso
7. Kimi Raikkonen

Lotus
8. Romain Grosjean
13. Pastor Maldonado

McLaren
22. Jenson Button
20. Kevin Magnussen

Force India
27. Nico Hülkenberg
11. Sergio Pérez

Sauber
99. Adrian Sutil
21. Estebán Gutiérrez

Toro Rosso
25. Jean-Eric Vergne
26. Daniil Kvyat

Williams
19. Felipe Massa
77. Valtteri Bottas

Marussia
17. Jules Bianchi
Max Chilton

Caterham
vagas em aberto

Alguns comentários, alguns pitacos:

Chilton foi confirmado neste sábado pela Marussia, mas ainda não tem número definido.

Aplausos, muitos, para Hulkenberg, que pegou o mítico 27, celebrizado por Gilles Villeneuve.

Destaque também para Maldonado, que deu uma banana para o azar e cravou o 13. O número só foi usado duas vezes na F-1, a última pela inglesa Divina Gallica no GP da Inglaterra de 1976 _coincidência ou não, ela não passou pela pré-classificação.

Também gostei da escolha de Rosberg: o mesmo 6 que o pai usou em 1982, a temporada do seu título mundial.

Na McLaren, Button escolheu o 22, que estampava seu Brawn na histórica campanha de 2009. Magnussen ficou com o 20, número de seu carro no título da World Series, no ano passado.

Hamilton, com o 44, Alonso, com o 14, e Massa, com o 19, resgataram seus números dos tempos do kart. "Eu ganhei o Mundial de kart com 14 anos, num 14 de julho, usando o número 14", explicou o espanhol.

Bottas mandou ver no marketing. Vai usar o 77 para fazer uma chinfra com o nome: Bo77as. Já dá pra imaginar as camisetas e bonezinhos.

Vettel já reservou o 5 caso algum dia ele deixe de levar o 1 no bico do carro. Será que isso vai acontecer?

Mas a melhor explicação, como de hábito, veio de Raikkonen.

Questionado sobre o motivo por trás da escolha do 7, ele lançou: "Eu já estava usando no ano passado e não vejo razão para mudar".

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