segunda-feira, 12 de março de 2012

Entenda as principais mudanças da F1 em 2012

Após reunião do Conselho Mundial de Automobilismo (WMSC, na sigla em inglês), a Federação Internacional de Automobilismo anunciou algumas mudanças nas regras daFórmula 1 para a próxima temporada.

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A primeira delas vai afetar as equipes desde o começo do ano. Antes dos primeiros testes de pré-temporada, os carros terão de passar por testes de segurança obrigatórios para serem liberados para a pista.

Além disso, a FIA confirmou que, durante a temporada, haverá uma sessão de testes de três dias. Neste ano, o único treino permitido para as equipes no decorrer do campeonato foi o de jovens pilotos.

Outra mudança é válida para provas em que o safety car entrar na pista. Retardatários poderão ultrapassá-lo para retornarem ao fim do grid. Isso serve para impedir que carros mais lentos atrapalhem a relargada.

A FIA também estabeleceu uma duração máxima de quatro horas para as corridas que tenham de ser interrompidas com bandeira vermelha. Isso impediria que o Grande Prêmio do Canadá deste ano, por exemplo, durasse aproximadamente 4h05 após ser atrapalhado pela chuva.

Outra mudança nas regras diz respeito a treinos livres e classificatórios. Os pilotos não poderão mais deixar a pista e “cortar caminho” em trechos alternativos nem mesmo em voltas que não são lançadas, como Vettel fez neste ano no Japão para chegar mais rápido aos boxes.

Por fim, pilotos que estiverem no pit lane quando uma prova for interrompida por bandeira vermelha poderão retomar sua posição no grid, e as equipes poderão usar todos os seus pneus desde o início dos treinos livres.


Bicos mais baixos

Para aumentar a segurança dos pilotos, a FIA decidiu reduzir a altura da parte frontal dos carros. Os bicos de todos os carros da temporada agora têm que ser 150 milímetros mais baixos do que a altura dos cockpits, o que fez alguns colocarem uma espécie de degrau no local.

Mudanças no posicionamento do exaustor - Parte Lateral

Para 2012, a FIA baniu o difusor aquecido, que ajudava na aerodinâmica dos veículos, e fez algumas restrições quanto ao posicionamento do exaustor. Os exaustores, para esta temporada, devem estar colocados no chão imediatamente à frente do difusor.

Parte Superior

Com o banimento dos difusores aquecidos, a FIA impôs novas restrições ao posicionamento das saídas do escapamento para 2012. Agora só pode haver uma saída em cada lado do carro.

Sistemas de escapamento mais simples

As novas restrições sobre o posicionamento da saída dos escapamentos para 2012 farão com que os sistemas dos escapamentos adotados pelas equipes sejam mais simples do que os da temporada passada. As saídas inferiores posicionados no chão não são mais permitidas. O resultado deve ser o desenvolvimento de projetos menos complexos, com menor variação entre as equipes

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