segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

O único campeão mundial de motos e também de F-1

Conheça a história de John Surtees, uma lenda tanto nas duas quanto nas quatro rodas

Por Tiago Mendonça 
Não se deixe levar pela expressão serena, reforçada pelos traços da idade. Em cima de uma moto ou dentro de um carro de corrida, esse cara era um animal. John Surtees é o único homem a ter conquistado títulos mundiais tanto na motovelocidade quanto na Fórmula 1.
Um feito espetacular considerando os contrastes entre as duas modalidades. No universo das competições, elas são como água e óleo e poucos se arriscam a fazer essa transição.
Filho de um vendedor de motos, Surtees sempre enxergou a vida sobre duas rodas. Não por acaso, conquistou sete campeonatos mundiais. Mas de repente surgiu um convite insólito e tentador.
“O Colin Chapman, dono da equipe Lotus, me disse que eu tinha de tentar correr de Fórmula 1. Eu respondi que ele estava louco, que eu era motociclista, mas o Colin insistiu tanto que acabei aceitando”,lembrao piloto inglês.




 © Schlegelmilch/Corbis
O combinado entre eles era que Surtees disputaria apenas algumas corridas, quando estivesse de folga da motovelocidade. Assim foi feito. Em 1960, participou de quatro etapas. O suficiente para perceber que não ia fazer feio na nova modalidade. Surtees subiu no pódio logo na segunda corrida dele na Fórmula 1, realizada na Inglaterra, e ainda registrou a pole position em Portugal. Ninguém esperava resultados tão bons.
“Na verdade, tive de me esforçar muito, porque eu não tinha experiência nesse tipo de pilotagem. Às vezes, esquecia que tinha quatro rodas e quando percebia duas delas já estavam na grama”.
John Surtees

Para se dedicar ao novo projeto, ele teve de largar as motos de vez. Mas nem teve tempo de se arrepender. O título mundial de Fórmula 1 veio rápido, em 1964, quando ele já estava correndo pela Ferrari.
Essa realização gravou para sempre o nome de John Surtees na história do esporte a motor.
E segue longe de ser igualada.



Encarando a morte
Por incrível que pareça, o maior susto da carreira de Surtees não foi na Fórmula 1, muito menos nas motos.
Foi correndo nos protótipos da categoria Can-Am que ele se viu entre a vida e morte.
Em 1965, treinando no circuito de Mosport, no Canadá, a suspensão dianteira do carro dele quebrou e Surtees foi de encontro à barreira de proteção, em altíssima velocidade. O carro capotou e parou de cabeça para baixo, em cima do piloto.
Vamos ao saldo: Surtees fraturou a bacia, teve lesões na perna esquerda e sofreu um trauma nos rins. Precisou de seis meses para se recuperar.
Parcialmente, é bom que se diga, já que ainda tem sequelas da pancada.
Dono de equipe
Em 1970, ele decidiu dar um novo rumo à carreira na Fórmula 1, tornando-se chefe de equipe e correndo no próprio carro.
A Surtees Racing durou oito anos e conseguiu dois pódios nesse período.
Entre eles, um terceiro lugar conquistado na Áustria em 1973 pelo brasileiro José Carlos Pace, que hoje dá nome ao autódromo de Interlagos.

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