quarta-feira, 12 de agosto de 2009

De volta após nove anos, Badoer pode marcar primeiros pontos na F1


Mark Thompson/Getty Images

Piloto de testes da Ferrari desde 1998, Luca Badoer é o corredor com mais provas disputadas sem marcar pontos na F1
Warm Up


Badoer conversa com Schumi durante teste em 2007: primeira chance na Ferrari
A confirmação de Michael Schumacher de que não vai voltar à F1 como substituto de Felipe Massa devido às dores no pescoço que sofre desde que teve um acidente de moto em fevereiro vai dar a Luca Badoer a chance de quebrar uma marca bastante negativa.
Após quase dez anos longe das pistas — sua última corrida foi o GP do Japão, em 1999 —, o italiano é, até hoje, o piloto com mais provas disputadas sem marcar nenhum ponto, com 48 largadas. Agora, enquanto estiver no lugar do brasileiro, Badoer terá a oportunidade de encerrar o "recorde".A presença de Badoer na pista vai tirar de Rubens Barrichello, por outro lado, uma marca que era exclusiva do brasileiro desde que David Coulthard se aposentou, no final do ano passado: com 38 anos, ele será o piloto mais velho do grid no GP da Europa, em Valência. E, junto com o veterano da Brawn, será o único corredor que participou do Mundial de 1993, o último disputado sem reabastecimento.Badoer teve uma carreira bastante incomum na F1.
Depois de ser campeão da F3000 em 1992, ele estreou na F1 pela Scuderia Italia na temporada seguinte. E, em 93 mesmo, obteve seu melhor resultado na categoria: um sétimo lugar no GP de San Marino, obtido após largar em 24º. A posição, entretanto, não dava pontos na época.Depois do GP de Portugal de 93, Badoer ficou o ano seguinte sem disputar nenhuma prova, atuando apenas como piloto de testes da Minardi. Em 95, pela própria Minardi, ele voltou a correr, e deixou a equipe para atuar em seis etapas na Forti Corse em 1996.
Badoer disputou seu último GP em 1999, pela Minardi

Sem espaço na F1, Luca disputou sete provas no FIA GT em 97, antes de ser contratado pela Ferrari como piloto de testes, papel que tem exercido desde 98. Em 99, ele ganhou sua última oportunidade — até agora — de disputar um Mundial, novamente pela Minardi.
E quase conseguiu marcar seus primeiros pontos na carreira no GP da Europa, quando chegou a andar no quarto lugar. Porém, sofreu uma pane no motor e precisou abandonar a prova, chorando ao deixar seu carro.Desde então, Badoer atuou apenas como piloto de testes da Ferrari, sem nunca ter tido a chance de correr. Na sua carreira, Badoer conseguiu como melhor posição de largada o 12º lugar no GP da Hungria de 1995, e foi sétimo na prova em San Marino em 1993 pela Scuderia Italia.Após quase dez anos longe das pistas — seu último GP foi disputado em Suzuka, em 31 de outubro de 1999 —, Badoer ficará com o segundo lugar em retorno à F1 após mais tempo ausente. Jan Lammers não disputou nenhuma corrida entre os GPs da Holanda de 1982 e do Japão de 1992, em um total de dez anos e três meses sem atuar.

Nenhum comentário: