warmup
FERNANDO SILVA [@Fernando_Silva7]
de Sumaré
Fernando Alonso terminou a sexta-feira (10) como o mais rápido da quarta e última sessão de treinos coletivos realizada em Jerez de la Frontera, na Espanha. O piloto da casa manteve a marca estabelecida pela manhã, 1min18s877, já que pouco treinou à tarde — trabalhou principalmente em testes aerodinâmicos nas 17 voltas no período. A Ferrari dedicou boa parte do tempo para corrigir uma falha elétrica na nova F2012. O bicampeão mundial foi quem menos completou voltas no circuito andaluz ao longo do dia, apenas 39 giros.
Em contrapartida, Bruno Senna completou 125 voltas e novamente foi o piloto que mais andou em Jerez, repetindo o que já havia feito na quinta-feira (9). Somando com o percurso realizado em sua estreia pela Williams, o brasileiro registrou 250 voltas, ou 1.107 km no circuito espanhol.
Em seu segundo dia de atividades de pista, o novo piloto da Williams priorizou o trabalho de avaliação da confiabilidade do FW34, sobretudo em percurso de trechos mais longos. Bruno fechou a sessão em oitavo após cravar como melhor marca 1min20s132.
O treino do brasileiro, no entanto, foi interrompido duas vezes: a primeira, logo no fim da manhã, por conta de uma pane seca, e durante a tarde, a bandeira vermelha foi acionada para remover a Williams de número 19, que ficou parada na curva 2 da pista espanhola. Além de Senna, Kamui Kobayashi também causou uma interrupção por conta de uma falha hidráulica no novo Sauber C31, também no período vespertino.
Jean-Éric Vergne manteve a Toro Rosso na segunda colocação em Jerez. O francês terminou o dia também com o mesmo tempo da manhã, 1min19s597, e cronometrou 80 voltas na pista espanhola. O novato foi seguido por Sebastian Vettel, que conseguiu ir à pista durante a tarde depois que a Red Bull corrigiu os problemas elétricos do RB8. O jovem bicampeão mundial completou 50 voltas e ficou apenas 0s009 atrás de Vergne.
Com o tempo de Vettel, Lewis Hamilton caiu para o quarto posto em Jerez. O britânico realizou várias simulações com diversos tipos de pneus, alternando percursos mais longos com outros mais curtos. O campeão de 2008 realizou 86 voltas no circuito, permanecendo com o tempo da manhã, 1min19s640.
Romain Grosjean, detentor do melhor tempo da semana com os carros de 2012 — no geral, Nico Rosberg, com o W02 da Mercedes, foi o mais rápido —, fechou a sessão com o quinto tempo e 95 voltas completadas.
Apesar do problema hidráulico apresentado pelo C31, Kamui Kobayashi ainda conseguiu voltar a pista e acumular quilometragem com seu novo carro. O piloto da Sauber completou 76 voltas, praticamente a distância de um GP, e também manteve a marca estabelecida no primeiro período: 1min19s834. O nipônico foi seguido de perto por Nico Hülkenberg, um dos poucos a melhorar seu tempo em relação à manhã. O jovem piloto da Force India cravou 1min19s977 em sua melhor passagem, ficando a 1s100 de Alonso.
Nico foi seguido por Senna, oitavo com a Williams, e por Jarno Trulli. O veterano foi o segundo piloto que mais completou voltas em Jerez, 117, oito a menos que Bruno, e marcou 1min22s198 com o novo carro da Caterham, o CT01. Foi a primeira vez que o italiano guiou o modelo da escuderia malaia para o Mundial de 2012, o primeiro com novo nome, depois de participar dos dois primeiros campeonatos representando a Lotus.
A segunda bateria da pré-temporada da F1 vai acontecer no circuito da Catalunha, em Montmeló, cidade próxima a Barcelona. Os treinos serão realizados entre 21 e 24 de fevereiro. O período vai marcar também o lançamento do carro da Mercedes para 2012, o W03, que acontecerá pouco antes do início da tomada de tempos do dia 21.