quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Pré-temporada, Barcelona treinos coletivos dia3 23/02/2012

Warm Up


FERNANDO SILVA [@Fernando_Silva7]
de Sumaré

A Williams dominou o terceiro dia de treinos coletivos em Barcelona. Pastor Maldonado cravou 1min22s391, ainda pela manhã, e fechou a quinta-feira (23) na liderança, garantindo, inclusive, o melhor tempo da semana de testes até o momento no circuito catalão. O venezuelano registrou a marca usando pneus supermacios, os mais rápidos disponibilizados pela Pirelli.

A maioria dos pilotos usou o período da tarde para realizar simulações de corrida. Até mesmo por conta do aumento da temperatura da pista, que chegou à casa dos 34ºC por volta das 14h (horário de Barcelona), foram poucos os que conseguiram baixar suas marcas em relação à primeira metade do treino: Mark Webber, Vitaly Petrov e Paul di Resta.

Em relação aos tempos da manhã, o top-3 também foi mantido: Michael Schumacher levou o novo Mercedes W02 ao segundo posto. O heptacampeão foi o piloto que mais andou nesta quinta no circuito catalão; ao todo, Michael completou 127 voltas, ou pouco mais de 590 km. Por sua vez, Kamui Kobayashi terminou em terceiro com o carro da Sauber, que dessa vez não apresentou os problemas enfrentados por Sergio Pérez no começo da semana.

Sem maiores problemas ao longo da sessão, Jenson Button permaneceu em quarto. O britânico completou 114 voltas com a McLaren durante o dia e fechou o treino a 1s527 de Maldonado, mantendo também a mesma marca da manhã. Button foi seguido por Jean-Éric Vergne. O francês rodou pouco com a Toro Rosso e só registrou 78 voltas cronometradas.

Único brasileiro na pista em Barcelona nesta quinta, Felipe Massa fechou o dia com o sétimo melhor tempo. A prioridade da Ferrari, assim como tem sido desde o começo da pré-temporada, tem sido a avaliação aerodinâmica da F2012. O brasileiro registrou 1min24s771 como volta mais rápida, com tempo igual ao de Webber, após completar 84 voltas. No fim da sessão, o carro de Massa ficou parado na pista, no fim da reta dos boxes, causando a interrupção do treino, que pouco depois foi encerrado.

Por ter anotado o mesmo tempo de Massa, só que depois do brasileiro, Mark Webber fechou o dia em sétimo. O australiano seguiu o cronograma da Red Bull e realizou uma simulação de corrida, na qual usou pneus macios, médios e duros. Já no fim da sessão, o veterano causou uma bandeira vermelha após seu RB8 de número 2 ter ficado parado na chicane de La Moreneta.

A segunda bateria de testes da pré-temporada da F1 se encerra nesta sexta-feira (24), com a execução do quarto dia de treinos coletivos na Catalunha.

Nenhum comentário: