quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

F1, pré-temporada, Jerez de la Fonteira, dia 2 08/02/2012

Warmup

Ainda sem contar com o novo carro da Mercedes, Michael Schumacher levou o antigo W02 à ponta da segunda sessão de treinos da pré-temporada, nesta quarta-feira (8), em Jerez de la Frontera, na Espanha. O heptacampeão mundial registrou 1min18s561 ainda pela manhã e não foi superado na sequência da tomada de tempos no circuito andaluz.

As 11 equipes presentes a Jerez tiveram como principal foco o trabalho de avaliação dos novos pneus disponibilizados pela Pirelli para o Mundial de 2012 e também procuraram estudar a confiabilidade dos carros recém-lançados — com exceção de Mercedes e HRT.

As simulações feitas pelos pilotos foram das mais variadas: percurso de trechos longos e curtos, carros com níveis de combustível distintos. Os competidores realizaram trabalhos com todos os tipos de pneus disponibilizados pela fornecedora italiana no teste deste fim de semana. Heikki Kovalainen, da Caterham, com 139 voltas, e Schumacher, com 132, foram os pilotos que mais andaram durante o dia em Jerez.
Dessa forma, foram poucos os pilotos que melhoraram seus tempos em relação ao que foi estabelecido pela manhã: apenas Daniel Ricciardo, Jenson Button e Pedro de la Rosa registraram voltas mais rápidas, mas sempre com pouca diferença em relação ao primeiro período. A maioria optou por trabalhar no trabalho aerodinâmico — como Felipe Massa —, ou simulações em ritmo de corrida, como fez Kimi Raikkonen à tarde.

Os tempos e as posições na tabela de tempos tiveram pouca variação ao longo do dia. Mark Webber levou a Red Bull à segunda colocação da sessão, enquanto Daniel Ricciardo posicionou seu STR7 no terceiro posto. Os australianos encerram assim suas participações nos treinos em Jerez. Webber será substituído pelo bicampeão Sebastian Vettel na Red Bull, enquanto Jean-Eric Vergne corre no lugar do jovem Ricciardo nos dois dias finais de bateria de testes.

Mesmo treinando apenas pela manhã, Jules Bianchi permaneceu na quarta colocação após completar 46 voltas no circuito andaluz, fazendo assim sua estreia como piloto reserva da Force India. O francês terminou logo à frente do ponteiro do primeiro treino em Jerez, Kimi Raikkonen. O finlandês levou o novo Lotus E30 à quinta colocação após completar 1min20s239 na melhor de suas 117 voltas. Raikkonen encerra sua participação na sessão de testes e dará lugar a Romain Grosjean no cockpit do carro preto e dourado da equipe de Enstone.

Paul di Resta substituiu Bianchi à tarde e manteve o cronograma da Force India na intenção de avaliar a confiabilidade do VJM05. Sem enfrentar maiores problemas, o escocês fechou o dia em sexto após completar 69 voltas em Jerez e marcar 1min20s272 na melhor delas. O piloto do time de Vijay Mallya foi seguido por Massa, sétimo, e Button, oitavo colocado com o novo carro da McLaren, o MP4-27.

Massa completou algumas voltas em ritmo mais lento, na casa de 1min49s, já que a Ferrari pediu um ritmo de velocidade constante para avaliar a aerodinâmica da F2012. Felipe também deixa a condução do novo carro de Maranello nesta quarta-feira e será substituído por Fernando Alonso, assim como Button dará lugar para o colega de McLaren, Lewis Hamilton, que vai encerrar o cronograma do time vice-campeão mundial.

Sergio Pérez levou a Sauber ao nono posto depois de completar 68 voltas. O mexicano, que fez sua estreia com o C31, terminou à frente de Pastor Maldonado, que garantiu o décimo tempo com o novo Williams FW34 em sua última participação em Jerez. Bruno Senna fará sua estreia pelo time de Grove na próxima quinta-feira e vai conduzir o novo carro até o encerramento da bateria de testes em Jerez.

Kovalainen dedicou o dia a um exaustivo teste de confiabilidade. O novo Caterham CT01, que agora conta com o Kers — desenvolvido pela Red Bull — não apresentou problemas ao longo da sessão. O finlandês terminou em 11º e penúltimo, ficando apenas à frente de Pedro de la Rosa, ainda correndo com o antigo F111 da HRT. A escuderia espanhola não deve voltar a Jerez nesta quinta-feira (9).

Nenhum comentário: