terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

F1 pré-temporada, Jerez de la Fronteira dia1 07/02/2012



Warmup


Nenhum piloto foi capaz de superar a marca de Kimi Raikkonen estabelecida pela manhã, 1min19s670, e o finlandês da Lotus terminou o primeiro dia da pré-temporada, nesta terça-feira (7), em Jerez no topo da tabela de tempos. Assim como Kimi, que retorna à F1 após ficar dois anos correndo no Mundial de Rali, Paul di Resta e Nico Rosberg permaneceram com os tempos registrados no primeiro período de atividades na pista e seguiram no top-3 da classificação.
A sessão, que teve duração de oito horas, contou com 12 pilotos. Apenas a Marussia ficou de fora das atividades no circuito andaluz. Dentre as equipes presentes, Mercedes e HRT vieram a Jerez com carros do ano passado. A escuderia alemã planeja a estreia do W03 para Barcelona, daqui a exatos 15 dias, enquanto a HRT não tem previsão para lançar o sucessor do F111.
As equipes tiveram como principal foco nesta terça-feira o trabalho de adaptação e conhecimento do novo carro e também dos novos pneus disponibilizados pela Pirelli. Dessa forma, os tempos estabelecidos pelos pilotos tem um significado apenas simbólico, já que a prioridade ao longo do dia foi verificar a confiabilidade dos novos bólidos.

Em comparação com os tempos da manhã, pouca coisa mudou até o fim da sessão. Cinco pilotos melhoraram suas marcas em relação ao primeiro período. Destaque para Michael Schumacher, que substituiu o compatriota Rosberg no cockpit da Mercedes durante a tarde em Jerez. Mark Webber, Jenson Button, Kamui Kobayashi Pastor Maldonado e Pedro de la Rosa, no fim da sessão, registraram voltas mais rápidas em relação ao começo do treino.

De décimo colocado pela manhã, Mark Webber completou um bom número de voltas com o novo RB8, 54, e levou o carro da escuderia campeã mundial à quarta colocação. O australiano foi seguido pelo seu compatriota, Daniel Ricciardo, agora titular da filial Toro Rosso. O jovem foiresponsável pela primeira das duas bandeiras vermelhas registradas ao longo da sessão, quando seu STR7 apresentou problemas no fim da reta de Jerez.


Schumacher ficou com a sexta melhor marca do dia. O germânico completou 42 voltas, 14 a menos que Rosberg, e anotou em sua melhor marca 1min20s794, 1s124 acima do tempo de Raikkonen. Assim como Nico fizera pela manhã, o piloto mais velho da F1 atual, com 43 anos, seguiu o programa da Mercedes ao trabalhar na compreensão dos novos pneus adotados pela Pirelli para o Mundial de 2012.

Kamui Kobayashi cravou o sétimo tempo com o novo Sauber C31. O piloto registrou o maior número de voltas do treino, 106, mas sofreu uma quebra na hora final da sessão. Button somou 62 giros e garantiu a oitava melhor marca, seguido por Felipe Massa. A Ferrari também seguiu um cronograma de testes para avaliar a confiabilidade da nova F2012, sobretudo na parte traseira, com o novo sistema de escape e mais a asa traseira móvel.
Heikki Kovalainen levou a Caterham a fechar a primeira sessão de treinos à frente da Williams. O finlandês cravou 1min23s178 com o carro verde e amarelo na melhor de 28 voltas. Com o novo Williams Renault FW34, Maldonado concluiu o dia em 11º, distante 3s701 de Raikkonen. Pedro de la Rosa, com o carro antigo da HRT, fechou a tabela de tempos após completar 44 giros no circuito andaluz.

Os pilotos voltam à pista na quarta-feira (8) para a realização do segundo dos quatro dias de treinos previstos para Jerez. A bateria de testes tem início às 6h e se encerra às 14h (horários de Brasília).


Nenhum comentário: