Warm Up
A Renault proporcionou a Maria de Villota uma experiência rara para pilotas: c
onduzir um carro de F1. Sem detalhar quando tal fato aconteceu, apenas mencionando este mês de agosto, a equipe informou que a espanhola de 32 anos testou o R29, carro utilizado na temporada 2009, no circuito de Paul Ricard.
A experiência foi muito boa, as condições eram as ideais e a equipe me fez sentir à vontade imediatamente", elogiou.Maria não é das pilotas com melhores resultados na carreira.Com presença pouco frequente em competições automobilísticas, tem mais participações especiais do que temporadas completas em seus dez anos no esporte. Filha do ex-piloto de F1 Emilio de Villota, que competiu na categoria no fim da década de 1970 e no início dos anos 1980, Maria começou a correr com 22 anos, na F3 Espanha, e lá permaneceu até 2005, sempre sem resultados marcantes. Depois, enveredou pelos campeonatos de turismo, mas não chegou a ser presença constante. Em relação aos resultados, tudo igual. Só há dois anos Maria teve novo contato com o automobilismo de fórmula, pilotando o forte carro da Superliga. Acostumada ao motor V12 e ao modelo pesado que conduz desde
Eric Boullier, chefe da Renault, exaltou a adaptação de Maria e se permitiu fazer um elogio próprio, por conta das oportunidades que a Renault tem proporcionado a pilotos. "Ficamos muito contentes de oferecer a Maria uma chance de pilotar no R29. Como equipe, nós nos orgulhamos de nossa habilidade de avaliar novos talentos e oferecer diferentes oportunidades para pilotos", disse. Com cinco reservas — Bruno Senna, Romain Grosjean, Fairuz Fauzy, Jan Charouz e Ho-Pin Tung —, a Renault recentemente concedeu também a Robert Wickens a possibilidade de pilotar o R29 durante um evento da World Series. Boullier disse que De Villota cumpriu o programado, o que foi bom. "Maria fez exatamente o que esperávamos dela: deu um passo de cada vez e atingiu alguns tempos de volta bastante razoáveis, sem cometer nenhum erro", declarou. Antes de Maria, a última pilota a conduzir um carro de F1 em um teste do tipo havia sido Katherine Legge, pela Minardi, em 2005.
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