sexta-feira, 25 de setembro de 2009

FIA divulga calendário de 2010, e Brasil volta a ter último GP do ano

GP do Canadá aparece ainda de forma provisória, sem contrato confirmado, enquanto Coreia tem prova de estreia confirmada; temporada começa no Bahrein e termina em Interlagos

Warm Up

O Brasil vai voltar a fechar o Mundial de F1 a partir de 2010. Aproveitando a reunião do Conselho Mundial que julgou a Renault pelo escândalo do GP de Cingapura do ano passado, a FIA divulgou o calendário para a próxima temporada. E ele tem duas novidades, além de várias mudanças: o GP da Coreia do Sul fará sua estreia no dia 17 de outubro, enquanto o Canadá está de volta — por ora, de maneira provisória. A temporada começa em 14 de março no Bahrein, e Interlagos recebe o último GP do ano no dia 14 de novembro.
Com 19 corridas programadas, 2010 vai repetir 2005 como a temporada com mais GPs na história da F1 — mas vai durar um mês a mais, prolongando-se por oito meses.
Além disso, várias corridas mudam de ordem no calendário: a prova de abertura acontece no Bahrein, ao invés da Austrália, que recebe a segunda prova. A Malásia, antes o segundo GP, passa a vir na sequência, e a China ficou com a quarta data programada.O GP do Canadá está marcado a princípio para o dia 13 de junho. Porém, a FIA ressaltou que a prova está "sujeita ao complemento das negociações de contrato com a Formula One Management. Se essas condições não forem alcançadas, então o GP da Turquia acontecerá no dia 6 de junho" — a corrida em Kurtkoy está marcada para 30 de maio, uma semana após o GP de Mônaco.
Depois, o GP da Europa, em Valência, foi transferido de agosto para o dia 27 de junho, na primeira metade do campeonato, com a Inglaterra, Alemanha (sem confirmação de circuito) e Hungria na sequência, antes da parada para as férias de verão no hemisfério norte.No retorno, acontecem os GPs da Bélgica, Itália, Cingapura, Japão e a estreia da Coreia do Sul, no dia 17 de outubro, no circuito de Yeongan, a 300 km da capital Seul. Abu Dhabi recebe a última parte da perna asiática do campeonato, e a F1 vem a Interlagos no dia 14 de novembro para encerrar o Mundial.A corrida de Cingapura segue com horário noturno, começando às 20h locais.
O GP da Malásia, após ter sido interrompido neste ano pela falta de visibilidade devido à chuva, vai começar uma hora mais cedo, às 16h, enquanto as provas na Austrália e em Abu Dhabi iniciam às 17h locais.Calendário de
2010:
14/3
GP do Bahrein
Sakhir
28/3
GP da Austrália
Melbourne
4/4
GP da Malásia
Sepang
18/4
GP da China
Xangai
9/5
GP da Espanha
Barcelona
23/5
GP de Mônaco
Monte Carlo
30/5
GP da Turquia
Istambul
13/6
GP do Canadá*
Montreal
27/6
GP da Europa
Valência
11/7
GP da Inglaterra
Donington Park
25/7
GP da Alemanha
Hockenheim
1/8
GP da Hungria
Hungaroring
29/8
GP da Bélgica
Spa-Francorchamps
12/9
GP da Itália
Monza
26/9
GP de Cingapura
Marina Bay
3/10
GP do Japão
Suzuka
17/10
GP da Coreia do Sul
Yeongan
31/10
GP de Abu Dhabi
Marina de Yas
14/11
GP do Brasil
Interlagos


* Prova a ser confirmada

Nenhum comentário: